Corria o ano de 1988 quando travei conhecimento com os Candlemass. Na altura a Rádio Comercial estava bastante mais virada para o Rock do que acontece hoje, tinha programas míticos como o Lança Chamas, com o já falecido António Sérgio, a catedral do heavy metal e derivados, ou então o grande Rock em Stock, com Luís Filipe Barros, que às Quintas-feiras promovia o que se denominava, inicialmente, de "Live Metal", uma hora inteira, praticamente sem interrupções e sem se ouvir a voz do apresentador, a não ser no início, em que a apresentação do álbum era feita. Quando os álbuns ao vivo começaram a escassear passou a haver sessões de "Studio Metal". E lá ia o pessoal com as cassetes para gravar o álbum dessa tarde. Imperdível ... Bons tempos esses da Comercial, que por essa altura se autodenominava "Rádio Rock".
Luís Filipe Barros, apresentador do Rock em Stock, há uns 30 anos
Foi assim que fiquei a conhecer e a gostar, muito, desta banda Sueca de Doom Metal. O álbum era "Ancient Dreams" e continha temas como "Mirror Mirror", "A Cry from the Crypt" ou ainda "Darkness in Paradise". A cassete, gravada do Rock em Stock (sempre com alguma atenção para cortar os 2 comerciais que passavam à meia hora de programa), acompanhava-me para todo o lado, na altura num dos igualmente míticos aparelhos Walkman. Era uma obsessão. Ainda hoje é uma das minhas bandas de eleição de todos os tempos, e este álbum em especial continuo a ouvir sempre que se proporciona. Pessoalmente, considero ser um dos melhores álbuns de metal/rock de sempre, de uma banda que se manteve um pouco à margem dos grandes circuitos comerciais. Os outros álbuns dos Candlemass são igualmente excelentes (um dia destes ponho aqui a discografia completa... se tiver paciência para isso...) mas este, por ter sido o primeiro que conheci, e único durante muito tempo, marcou-me especialmente.
Mais informação sobre a banda, este
LINK leva à Wikipédia. Quem não conhece os Candlemass pode dar lá uma saltada e depois voltar aqui e fazer o dowload de Ancient Dreams, edição especial com disco bónus ao vivo.
Mediafire, com protecção (basta clicar "continuar")
Para quem não conhece, fica um vídeo para abrir o apetite. Espelho meu, espelho meu...