Contacto (e-mail)

emcondicional@gmail.com

Sugestões

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Morphine-um caso à parte

Os Morphine são um caso à parte na história da música rock. A banda misturava influências de blues e jazz com a energia do rock n'roll, e sem o recurso a qualquer guitarra. Este trio de Boston baseava o seu som num original baixo com apenas duas cordas, num saxofone roufenho e numa voz retorcida que debitava letras plenas de ironia. Durante toda a década de 90, os Morphine ganharam um culto significativo, quer nos EUA, quer na Europa, à custa de muita passagem nas rádios universitárias e críticas muito positivas.
A banda iniciou a sua actividade em 1990 e incluía o baixista e vocalista Mark Sandman e Dana Colley (saxofone tenor e barítono), que na altura tocava num grupo de Boston. A estes, viria a juntar-se mais tarde o baterista Jerome Dupree, completando a formação original dos Morphine. O grupo edita o seu álbum de estreia, "Good", em 1991, sendo reeditado, um ano depois. "Good", tem uma passagem significativa nas rádios universitárias norte-americanas e recebe críticas favoráveis em publicações alternativas de todo o país. Após a saída do disco, Dupree deixa a banda e é substituído por Bill Conway, que já tinha trabalhado com Sandman nos Treat Her Right.
A boa recepção de "Good", abre o caminho para o lançamento de "Cure For Pain", em 1993. O álbum recebe, como o anterior, críticas positivas, aquando da sua edição na Primavera. Os Morphine apoiam o disco com uma extensa digressão que passou pelos EUA e pela a Europa e que ajudou o álbum a vender mais de 300 mil cópias, um número importante para uma edição independente.
Em 1995, a banda edita o seu terceiro trabalho intitulado "Yes", que é mais uma vez aclamado pela crítica e que ajuda a manter o culto à volta dos Morphine.
O sucesso do grupo chega então aos ouvidos das principais editoras e, no final 1996, o trio assina pela Dreamworks. "Like Swiming", que marca a estreia dos Morphine pela editora, é editado na Primavera de 1997. Apesar da boa recepção não consegue projectar o grupo para um estatuto superior ao que já possuía.
A 3 de Julho de 1999, a tragédia assalta os Morphine: Mark Sandman o carismático líder da banda tem um colapso em palco, num espectáculo em Roma, e acaba por falecer de ataque cardíaco com apenas 47 anos. Mas nem assim a banda silenciou e, "The Night", um álbum póstumo, é editado no início do ano seguinte.
Aqui fica o primeiro, "Good", de 1992.



Alinhamento do álbum:

1. Good
2. The Saddest Song
3. Claire
4. Have A Luck Day
5. You Speak My Language
6. You Look Like Rain
7. Do Not Go Quietly Unto Your Grave
8. Lisa
9. The Only One
10. Test-Tube Baby/ Shoot´m Down
11. The Other Side
12. I Know You (Part 1)
13. I Know You (Part 2)

Download Morphine - Good (1992)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...