Contacto (e-mail)

emcondicional@gmail.com

Sugestões

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Código de barras




(Clica sobre o código de barras acima para produzires o teu código de barras personalizado)

Comemora-se hoje a invenção do código de barras. Algo que nos parece tão banal mas cuja importância provavelmente não valorizamos o suficiente. Imaginam o que seria a gestão de uma grande superfície comercial, ao nível dos stocks, entrada e saída de produtos se não existisse a leitura e identificação por código de barras? Seria impossível.
O código de barras é um sistema automático de identificação e recolha de dados. A primeira patente para um produto deste tipo foi emitida a 7 de Outubro de 1952 (há 57 anos, portanto) em nome de Joseph Woodland e Bernard Silver. O código de barras concebido por estes inventores não tinha o aspecto que hoje conhecemos. Lembrava mais um alvo para a prática de tiro, como se comprova na imagem abaixo, sendo constituído por uma série de linhas concêntricas.



Inicialmente pensaram na utilização de uma tinta sensível aos ultra-violetas. Mas o sistema revelou-se pouco fiável e demasiado dispendioso. Posteriormente diversas empresas produziram dispositivos de leitura de código de barras, sendo que a primeira a fazê-lo para uso no comércio a retalho foi  a American company Monarch Marking em 1970, baseado no sistema Universal Grocery Products Identification Code (UGPIC). O UGPIC evoluiu posteriormente para o Universal Product Code (UPC), ainda hoje em uso. George J. Laurer é considerado o inventor do UPC em 1973.
Em 1974 foi instalado o primeiro scanner do standard UPC no Supermercado da cadeia Marsh, em Troy, Ohio, EUA. O primeiro produto a ostentar um código de barras foi uma embalagem de pastilhas elásticas da marca Wrigley.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...