Uma sugestão de cinema. Um excelente filme realizado por Christopher Nolan (que tem na sua filmografia um outro título que aconselho igualmente, Insomnia, com Al Pacino num excelente papel).
Memória atrás de memória o filme conta a história de Leonard, um antigo mediador de seguros. Leonard está decidido a vingar o assassinato da sua mulher, a derradeira memória que é capaz de conservar. De facto, Leonard sofre de perda aguda e total da memória a curto prazo na sequência de uma pancada sofrida no incidente que levou à morte da mulher. Por isso recorre a tatuagens, recados e notas diversas que, de qualquer modo, perdem todo o sentido depois de adormecer.
O filme mantém o espectador em avanços e recuos no tempo, com sequências a preto e branco e a cores conforme se trata de cenas na ordem cronológica "directa" ou inversa. A acção sofre constantes reviravoltas fazendo com que quem assiste ao filme se mantenha tão confuso como o próprio personagem.
A narrativa desenrola-se a partir de um telefonema em que Leonard discute um caso de um cliente que sofreria de um problema de perda de memória semelhante ao seu. Durante a narrativa Leonard (e o espectador) é constantemente assaltado pelo paradoxo que envolve a sua "missão": de que servirá encontrar o assassino da sua esposa se não vai guardar essa memória e sentir assim que cumpriu o seu dever ?
O final do filme revela algo de todo inesperado e que só é possível percepcionar e compreender nesse exacto instante. Um óptimo filme, altamente recomendável.
Há pessoas que nos inspiram
Há 7 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário